Cabeleira descabelada


Deroní Mendes - "Temos esse que anti-friz e diminui o volume"..."não obrigada, quero ele com muuuuito mais volume do que ele se encontra nesse momento. Você recomenda algum?" Ela sorriu sem graça. Já se desculpando... continuei com meu sorriso: "não precisa se desculpar... volume não é incômodo nem problema para quem usa o cabelo crespo natural assim. A falta de volume sim..."

Ela sorriu sem jeito. Quando já estava no caixa, ela aproximou comum sorriso trazendo um linha para crescimento dos cabelos crespos e um creme para pentear de nome "Crespíssimo Poderoso" da Salon Line...saí bem leve e feliz...ainda chego no #CrespíssimoPoderoso.

Não dá prá negar que há crescente valorização dos cabelos crespos natural, sem química. Podemos dizer que foi se o tempo em que negro/a com cabelo bonito era sinônimo de negro/a com cabelo lisos e sem volume, obtido a partir de tratamentos químicos super agressivos e caros. 

Ainda temos um longo caminho, contudo, é inegável que estamos mais empoderados quanto a nossa cultura, nossa cor nosso cabelo. Manter e usar os cabelos crespos sem química não é moda e não nos faz mais negras/os que com os cabelos alisados, mas não deixa de ser uma ato político de alto aceitação, empoderamento da população negra contra o racismo.  

Dizem que empatia é uma habilidade que só desenvolvemos quando a praticamos. Nesse sentido, estou tentando exercitar a empatia contra atitude racista. Ainda não sei se estou  exercitando-a da maneira correta. Não tem sido fácil, porém  os resultados tem sido animadores. 

Volta e meia, em lojas de cosméticos ou em supermercados ainda encontro promotores de venda querendo que compro determinado produto argumentando que ele diminui o volume dos meus crespíssimos: 

-Ahhhhh...poxa, eu estava quase comprando ele. Agora não vou comprar...Como assim, diminui o volume? Se me disse que aumenta o volume possivelmente levaria logo uns 10.

-Ah..você gosta dele com volume?

-Sim...adoro. Queria que fosse bem mais volumoso.  Olha vou te contar um segredo: quando ver uma pessoa negra com o cabelos sem química ...Jamais ofereça produto redutor de volume, por certamente ela não vai comprar... e mais pode achar que você se incomodou ou não gostou do cabelo dela. O que não é verdade, né?

Falo isso sorrindo. Ela fica sem graça. O constrangimento é visível, mas esforça-se e também sorri. 
Digo a ela que não estou chateada porque sei que ela estava de verdade tentando me ajudar. Eu estava fazendo o mesmo por ela, porque sei para muitos ainda é novidade negro querendo manter os cabelos naturais e ainda com muuuuuito volume. Ela se desarma, sorri, se desculpa e me agradece. Diz também que particularmente, acha de fato fica muito bonito nosso cabelo sem química.

De verdade? embora seja uma atitude de cunho racista. Na maioria dos casos, é um comportamento automático. Elas ainda não se deram conta do racismo implícito impregnado na atitude delas, e quando percebem,  é até dificil saber o que mais as envergonham, se a atitude  delas ou fato de  não revidarmos ou acusá-las claramente de racista.

Share:

0 comentários