NOVO ANO UM POUCO DIFERENTE

Depois de 02 meses, voltei a postar.

Confesso que e tentei voltar antes, mas estava muito corrido, sabem?
Deu saudades de postar. As vezes olhava a estatística de visita e via que quase ninguém estava me visitando. Ficava tristinha, mas o dever profissional e a saudade da família falaram mais alto.

O fim de 2009 e inicio de 2010 está sendo super corrido prá mim.Todo ano na verdade sempre é, mas este está bem mais.

Antes, o fim de ano era corrido porque precisava finalizar os trabalhos, fazer relatórios e planejar as atividades do ano seguinte... Nossa como cansava. Como era sofrido e terrível. Com a cabeça no recesso e nas festividades que se aproximavam. Quase não rendia...

Este ano foi diferente profissionalmente, em setembro de 2009, mudei de trabalho. Antes trabalhava na
FASE-MT depois na Rede GTA , mais tarde no Formad. Nem preciso dizer que sinto saudades desses tempos...Foi muito gratificante, aprendi muito tudo que sei sobre o 3º setor e o movimento social e socioambiental aprendi nestas organizações. Em setembro de 2009, iniciei uma nova jornada, em outra instituição, o Instituto Indígena Maiwu de Estudos e Pesquisas de Mato Grosso, na administração de um projeto que visa a trabalhar na formação dè gestores indígenas .
É um novo trabalho, em uma condição, espaço e organização um pouco diferente das demais. Estou começando com o movimento indígena e o instituto Maiwu começando no 3º setor. Eles tem só 4 anos de criação e o projeto em que atuo é o primeiro que liderarão a execução.

Tive momentos difíceis, confesso. Primeiro porque o projeto é realizado em parceria com outras instituições como: FUNAI, FUNASA, UNEMAT, SEDUC, etc. Ou seja, realizar algo com tantos parceiros envolvido é interessante politicamente e teoricamente, mas dialogar com tantas organizações em tão curto tempo é complicado. Sendo fim de ano, então, isso piora drasticamente.

A outra dificuldade minha foi o dialogo com os povos indígenas. as vezes sentia que não estava fluindo as informações. Ou seja, que eles não estavam entendo as informações que eu estava passando.

Mas, no final deu e está dando tudo certo. Apesar de eu ter voltado a trabalhar já no dia 29 de dezembro de 2009. Conseguimos iniciar a primeira etapa do curso no ultimo de dia 11 com a presença de 30 indígenas de 21 etnias do estado: Karajá, Xavante, Bakairi, Rikbatsa, Waura, Cinta Larga, Paresi, Apiká, Tapirapé, Kayabi, Arara, Bororo, Guató, Yawalapiti, Umutina,Tapajuna, Mebenkokre,Chiquitano, Panará, Zoró, Ikpeng e Terena.

Ufff...foi difícil viabilizar o deslocamento deles de suas comunidades até Barra do Bugres...Sei que ainda será complicado a volta deles, mas tenho certeza que daqui prá frente as coisas irão fluir melhor.

O inicio é tudo novo é um desafio e a gente se assusta um pouco, mas depois percebemos que somos capazes sim. Que escorregamos as vezes, cometemos gafes, choramos, nos stressamos, entristecemos porque as coisas não acontecem como a gente gostaria. Mas ter a certeza de que estamos dando o melhor da gente dentro de nossas possibilidades, faz uma diferença e um bem enorme prá nossa consciência e coração.

Estou bem, de coração, mente, alma e corpo. Hummm...Na verdade o corpo e mente, estão dando sinal de querem um pouquinho de descanso... rsrsrs

Share:

7 comentários

  1. Olá, querida. Sei que tem sido bem corrido pra você, com muita coisa nova. Mas vejo você com a mesma garra, determinação de quem quer que tudo aconteça da melhor forma possível. Admiro muito seu profissionalismo, continue assim e saiba que estarei sempre ao seu lado... E quando puder descansar, saiba que meus braços estão prontos para te aninhar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, corrido mesmo...mas queria responder com tempo...


    Obrigada pela compreensão, amor, carinho e é claro muito companheirismo prá eu não enlouquecer nesses momento.


    Mas agora somos dois correndo contra o tempo prá finalizar ou adiantar as coisas profissionalmente. Precisamos de um tempinho prá nós, né... sem trabalho...

    Bjus, saudades

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Dê. Estamos mesmo num ritmo alucinante e merecemos um tempo pra nós. Mas vamos compensar isso, muito em breve... E vc, sabe, eu paro tudo por vc, minha linda.

    ResponderExcluir
  4. Eibaaaa...

    É só o que eu quero...mas entendo que nesse momento é quase impossível, meu amor...

    Fica tranquilo, tá...quero que tudo dê certo no congresso...

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Eibaaaa...

    É só o que eu quero...mas entendo que nesse momento é quase impossível, meu amor...

    Fica tranquilo, tá...quero que tudo dê certo no congresso...

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Ei,minha menina gostei também deste novo layout... mas estou com saudades dos seus posts... Vc tem muito conteúdo crítico, que dariam alguns artigos bem interessantes...
    Estou ansioso para lê-los aqui...

    Beijooooooos

    ResponderExcluir
  7. Eita, meu amor...
    Obrigada por tudo. Vc sempre me incentivando...Mas não é tanto conteúdo assim. Ou melhor, se são, preciso ver quais os que valem a pena. rsrsr. Você me ajuda?

    Legal que vc gosto do novo visual, eu também gostei.

    Bjus

    ResponderExcluir