+ de 2 meses depois...(continuando)

contiuação..... (+ de dois meses depois)

Vou continuar esse assunto tanto tempo depois porque continuei rascunhando, rascunhando...porque , o que eu queria mesmo no post anterior era falar sobre o meu "niver", mas como sempre, me desviei muito, muito do tema em questão.

Enfim, este novo post será sobre o dia 13 maio, tenderam? Na verdade ele já estava (pré-) escrito. Escrevi junto com o outro. Só não postei-o. Fiquei protelando, protelando. Sempre que ia postá-lo, precisava mudar algo. Tirar ou acrescentar. Aí deixava prá depois. Até hoje. Então, segue...

Confesso que já houve um tempo em que eu achei que alguns dos elementos citados no post anterior seriam alguns dos motivos prá eu achar o dia do meu aniversário, um dia muito especial, mas já na adolescência, graças a Deus desencanei. Ufff...

Há alguns anos, acho sim o meu aniversário uma data especialíssima, porque foi o dia em que eu cheguei a este mundão de Meu Deus pelas mãos de uma parteira chamada dona Hipólita. Hipólitta, diferente este nome, não? Pois é, eu acho, muito. Nunca vi ninguém além dela com esta pérola de nome. Tão esquisito quanto o meu: Deroní.

Era uma época difícil aquela. Digo isso, por pela vivência e muito, muito pelas histórias dos meus pais. E deu tudo certo. Também não havia outra opção. É sério, gente.

Se algo tivesse dado errado naquele dia, provavelmente não estaria aqui hoje escrevendo este post. Hummm, bem na verdade, só 99, 10% de certeza. Porque tudo é possível.

Para se terem um idéia, do quão difícil eram as coisas naquela localidade chamada Varzea de São José às margens do Rio Alegre. Lá era um completo isolamento. Prá se chegar a sede do município de Vila Bela demorava-se mais de um dia inteirinho de barco.

No entanto, se algo desse errado nesse dia a distância com certeza não seria o maior problema. Sim, porque de nada adiantaria uma canoa, remos e pessoas dispostas a remar se chegasse em Vila Bela não houvesse médico. E provavelmente não haveria naquele lugar esquecido, isolado. Um fim de mundo. Digo, fim do Brasil e início da Bolívia. É claro que sei que isso é pouco, porque tem comunidades muito mais isoladas dos centros urbanos, ainda hoje na Amazônia.

Então, deu tudo certo no dia 13 de maio do ano em que nasci por isso todos os demais dali prá frente tornaram-se especiais. Acho que tornaram especiais também pros meus pais, pois quando mudamos para a parte da terra que lhes cabia na herança do meu avô. Eles deram o nome de Sítio 13 de Maio. Acho o máximo isso, sabiam? Isso sim me enche de orgulho por ter nascido no dia 13 de maio porque me faz alguém especial. Imaginem, entre 11 filhos, (11 datas diferentes) meus pais escolheram exatamente o meu aniversário para colocar o nome do sítio. Nossa, me sinto o máximo!!!!

Mas este ano, descobri que para muitas pessoas residentes em Mato Grosso o dia 13 de maio é especial e não tem nada a ver com nenhum dos motivos por mim elencados acima.

Para estas pessoas é um dia especial, feriado municipal. Uauuu!!!! No dia 13 de maio é aniversário de emancipação de várias cidades em Mato Grosso. Prá ser exata, 29 cidades. Duvida? Então tente se informar...Olhem a listinha prá facilitar. Podem contar e se conhecerem alguém que vivem nestas cidades, é só perguntar:
Vera, Porto Alegre do Norte,. Vila Rica, Marcelândia, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Nova Canaã do Norte, Paranaita, Comodoro, Novo Horizonte do Norte, Sorriso, Itauba, São Félix do Araguaia, Campinápolis, Novo São Joaquim, Araguaiana, Cocalinho, Nova Olímpia,Tangará da Serra, Figueirópolis, Indiavaí, Porto Esperidião, Rio Branco, Salto do Céu, Primavera do Leste, Pedra Preta e Alto Taquari.

O que será que aconteceu nessa data, hein? Fiquei curiosa, você não? Na verdade não tinha idéia de que eram tantas cidades assim. E aposto que nem você sabia. Mas é verdade e se duvidar procure no anuário estatístico de Mato Grosso.

Aposto que ficou com invejinha, né, afinal se você é uma pessoa que gosta de um feirado como eu gosto. Aliás eu adoro feriado. Então, caso você (como eu) nasceu no dia 13 de maio e mora em Mato Grosso, tem 29 opções de lugares para morar e comemorar seu aniversário de folga. Sem faltar ao serviço por isso e até viajar. Não prá muito longe é claro.

Me deu até vontade de morar em algumas destas cidades, pois no dia do meu aniversário seria feriado e eu não correria o risco de estar trabalhando ou de entrar areia na minha comemoração. Aliás até teria já parte da minha comemoração garantida pela programação municipal...heheheh. Sim, porque geralmente há Shows exclusivos nesse dia, além de uma série de eventos culturais neste dia ou na semana inteira. Eta vida boa. Não tem nada disso em nenhum dos lugares onde já morei...snif, snif.
Ah, sim, uma última coisa, caso aceite a minha sugestão de morar em algumas destas cidades. Jamais seja professor ou trabalhe junto a movimentos sociais e ONGs.No primeiro caso você provavelmente terá que participar da organização de eventos cívicos nesse dia, entende, né? Na outra, pode acabar surgindo uma atividade que você não pode alegar ser feriado municipal, muito menos ser o dia do seu aniversário. Aliás jamais utilize esse ultimo argumento. Não é profissional, nem ético...hehehehe.

Share:

2 comentários

  1. 13 de maio é um dia especial porque vc nasceu... Agora, todos os dias são especiais porque estamos juntos, querida. Mas vamos fazer o próximo 13 de maio, muito mais especial, já que no último foi triste porque não estávamos juntos e vc na estrada...

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer todos nossos dias especiais, meu amor. Inclusive todos os 13 de maio e 22 de abril. O que acha?

    Bjus

    ResponderExcluir