13 de maio, só mais um dia. Meu dia. Meu anivesário

Há mais de um mês foi meu aniversário. Pensei em escrever algo no blog sobre.
Tava tudo na minha cabeça sobre o que iria escrever. Mais um monte de bobagens é claro...

Afinal, meu aniversário não é uma data qualquer. Prá mim é um dia especial, especialíssimo, aliás. E até acho que não há nada demais nisso. Normal que todo mundo ache o dia do seu aniversário um dia, prá lá de especial, não é mesmo?
Então porque prá mim seria diferente?

Mas, percebo que as pessoas acham que preciso achar esta data mais especial ainda, porque sempre que me perguntam quando é, e eu respondo.
Completam com um: "nossa que legal" ou "é uma data bonita". Não, escondo minha frustração com esse comportamento. E eles com o meu, aposto.

Sei que ao lerem esse post alguns irão concordar, mas a maioria sei que irão descordar de mim. Mas eu não ligo. Aliás que bom que haverá os que irão descordar.
E fiquem a vontade para postar os comentários, com os protestos, viu? Aqui tem moderação, mas prometo postar aqueles com críticas propositivas, construtivas e respeitosas. Nada de baixaria, viu. rsrrs.


Mas, voltando ao meu aniversário, explico. Nasci no dia 13 de maio. Alguém por aí sabe o que aconteceu nessa data? Espero que não. De verdade, de verdade (rsrsrs). Mas tudo bem, vou dar uma forcinha.

Assim, muitooo antes de eu ter nascido, prá ser exata, em 1888 a princesa Izabel "a boazinha" assinou a Lei Áurea e dai prá frente todos os negros no Brasil "teoricamente" estavam libertos. Ou seja, deixaram de ser escravos.Mas também, antes do meu nascimento em Portugal 3 pirralhos viram uma Santa Nossa senhora de Fátima. Ah, sim. Não por acaso eu tenho esse "Fátima" no nome. Ah, sim, claro muitos de vocês não sabiam disso. Apenas que que não sou nehuma santa. E graças a Deus. Sou normal, gente.



Bem, nem vou continuar a parte que todos já sabem quanto aos reais motivos econômicos para libertação do escravos negros pela corte Portuguesa. Porque é um assunto muuuuito batido.
Com todo respeito, é claro que a assinatura da Lei Áurea foi importante, porque a partir dai oficialmente, todos negros estavam livres da escravidão. E passaram a ter os mesmo direitos que o não negros.

Porém, escravos até hoje sistema políticos e social brasileiro. Onde, muitos juram que não racismo e é um pais de todos. E não raro, acham que ter um/a amig@ negro o exime de ser racista. E em contrapartida alguns negr@s acham que relacionar-se apenas com negros é uma forma de não ser racista. Porque "ser racista é não gostar de negr@s". Parece besteira, né? Mas acontece muito isso.

Puts, fugi de novo do que ia escrever... Mas retomando, meu aniversário 13 maio...assim, muuitos insistem que eu devo me orgulhar muito por ter nascido em um dia "tão especial" para a minha raça.Ou seja, por eu ser uma negra que nascida no dia da libertação dos negros. Oh, quanta honra.

Ah, sim ainda concluem: "sabe que adoro gente de cor negra?", "tenho muitos amigos negros", "acho lindo a cor negra", "eu não sou preconceituos@, tenho muitos amig@s negr@s", "acho lindo cabelos "não queria ser tão branquel@ assim, qualquer solzinho já fico parecendo um pimentão" e a melhor , digo pior de todas: "não suporto gente peconceituosa, sabia, eu tenho
muit@s amig@s, compadres e parentes negros e prá mim não faz diferença nehuma".

Puts. Dá vontade de mandar essa pessoa calar a boca sabia? Caramba. E eu com isso? Como as pessoas podem ser tão preconceituosas, hein? Prá mostrar que não são, acabando sendo mais preconceituosas ainda. E sem necessidade. Porque acham que demonstrar seu afeto, e amizade por alguém da raça negra o faz uma pessoa melhor e desprovida de qualquer de preconceito racial? Acreditam piamente que só há preconceito racial, quando ele se refere a "não gostar ou ofender" alguém da raça negra.

Aí, nem dou ouvido, porque penso exatamente que essas são as mais preconceituosas. Não vale a pena. Sinceramente.

Sabem, é como se essas pessoas quisessem dizer-me: "olha como tenho um coração nobre, sou uma pessoa boa: Gosto de negros, como você, viu?". Mas prá mim é exatamente o contrário. Acho que são pessoas hipócritas, pequenas, ridiculas e 100% preconceituosas.
Porque penso que as pessoas são livres para gostar ou não gostar de quem quiser. Mas que acima de tudo, deve-se haver respeito uns com os outros independente de raça ou cor.

Tenho certeza que amizade ou admiração de verdade por alguém é resultado do caráter que as pessoas têm e não porque ela é negro, índio, chinês, japonês, árabe, etc. Mas, sim porque são pessoas dignas da sua amizade, companhia, admiração, amor, etc..

Assim, a forma de me expressarem a mim “seu bom coração” só me faz perceber , ou ter a certeza de que: Não vale a pena nem dar ouvido a ela. Deixa-la na sua ignorância, afinal como já disse Gabriel o Pensador:

“O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista. É o que pensa que o racismo não existe.
O pior cego é o que não quer ver. E o racismo está dentro de você.
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca.
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca.
E desde sempre não para pra pensarNos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar.
E de pai pra filho o racismo passa em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância transmitindo a discriminação desde a infância.
E o que as crianças aprendem brincando é nada mais nada menos do que a estupidez se propagando.


Qualquer tipo de racismo não se justifica. Ninguém explica. Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural.
Todo mundo é racista, mas não sabe a razão.
Então eu digo meu irmãoSeja do povão ou da "elite"
Não participe, Pois como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice.
Como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice
E se você é mais um burro. Não me leve a mal.
É hora de fazer uma lavagem cerebral. Mas, isso é compromisso seu.
Eu nem vou me meter Quem vai lavar a sua mente não sou eu. É você”

Mas enfim, não era sobre o "pré-conceito racial" que queria falar neste post. Era sobre o meu aniversário...
Continuo isso em outro post, acho...


Fui...

Share:

2 comentários

  1. QUERIDA, TEM QUE ATUALIZAR SEU BLOG, SEU SEU FÃ. ADMIRO MTO VC, PELA FORÇA E QUALIDADE.
    TUDO DE BOM A VC...
    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Obrigada pelas palavras. Mesmo sem saber quem és...

    De fato nunca fiquei tanto tempo sem postar algo no blog. Acho que é a crise de um ano (rsrsrsr)...Já faz um ano que o criei.

    Esteja a vontade para fazer comentários sempre que quizeres...

    abs

    ResponderExcluir